Opinião

Rebranding é para todo mundo?

Ana Paula Bachiega
Sócia e diretora de Novos Negócios da Agência Incomun

Em 2023, Elon Musk, que comandava o Twitter decidiu que daria um novo nome e identidade visual para a rede social. O "X" pegou os mais de 250 milhões de usuários da rede de surpresa. Ainda não é possível saber ao certo se o rebranding funcionou. Entre o público brasileiro, o nome do falecido Twitter ainda é recorrente e nem todo mundo sabe como pronunciar o novo nome… seria "ex"? Seria "xis"?

Muitas vezes as empresas pensam que um rebranding é fazer uma logomarca nova, como exibir um novo corte de cabelo e desfilar pela rua e ganhar elogios. Mas é muito mais do que isso, é a ressignificação de uma marca.

O rebranding pode ser uma estratégia essencial quando há uma mudança na empresa, ampliação de produtos ou mercado, fusão ou até mesmo após uma crise. No caso de Musk, a mudança veio após a compra da empresa e também com a ideia de ampliar a plataforma para um super app.

Em 2023 vimos outra grande marca optar pelo rebranding. A Pepsi, após 15 anos, apresentou um novo design de logomarca. Por trás da decisão, está a memória afetiva do refrigerante, com o nome do meio do círculo, como era nas décadas de 1980 e 1990. Além disso, o rebranding teve como estratégia aproximar toda a linha dos produtos zero açúcar, um dos pilares de crescimento da marca.

O rebranding é provocativo, ele vem de uma incomodação estratégica, quando a marca sente que está desatualizada e não está disposta a ficar para trás. Às vezes, a empresa ou a marca evolui e sente necessidade de se expressar de uma forma nova. É algo mais profundo do que um falso rebranding, que até dá um up na autoestima do autor da ideia, mas é fugaz e não cumpre os principais objetivos - a mudança com foco na estratégia mais do que no visual. Afinal, a marca não é apenas a logomarca.

Para isso, é preciso ter clareza sobre onde quer chegar. "Vamos investir recursos em uma nova linha", "vamos renovar o canal de vendas", "nosso cliente hoje deseja outros benefícios e quero conversar com ele", são boas formas de começar. E esse movimento até pode culminar em uma nova logo, mas sabendo o porquê de se fazer isso.

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